Curso de iniciação
à observação e estudo de aves silvestres
Almeida / Portugal
2, 3 e 4 de Junho de 2023
Organização:
Associação de Desenvolvimento das Encostas da Fonte Santa
Sobre o curso:
A faixa raiana do distrito da Guarda, onde se integra o concelho de Almeida, possui um património natural notável, à escala nacional. Seja devido à riqueza ecológica do mosaico agro-florestal que caracteriza os seus planaltos, seja o bom estado de conservação do vale do Rio Côa, incluindo o seu curso de água, o bosque ribeirinho e os matagais autóctones que cobrem as suas encostas.
As aves silvestres são um dos grupos faunísticos que melhor representa a riqueza em biodiversidade deste território. São mais de 150 espécies de aves as que aqui se podem observar, sendo as aves nidificantes o grupo mais representativo. Ocorrem também um conjunto muito apreciável de espécies raras e ameaçadas, de que são exemplos: a Cegonha-preta, o Milhafre-real, o Cuco-rabilongo, a Calhandra-real. A presença de muitas destas espécies está também associada à proximidade e contacto com da extensíssima meseta castelhana.
A observação de aves é uma atividade lúdica e turística com milhares e milhares de seguidores em todo o mundo, e teve um crescimento assinalável nas últimas décadas, incluindo no nosso país. Em Riba-Côa, nomeadamente no concelho de Almeida, o ecoturismo e “birdwatching” têm um potencial muito elevado, pois para além do fascínio da contemplação das aves locais e de uma paisagem rural bem preservada, o visitante pode contactar com todo o valioso, e impar, património arqueológico, histórico, arquitetónico e etnográfico.
Assim, a ADEFS decidiu organizar um curso de iniciação à observação e estudo de aves, que incluirá a partilha por parte de ornitólogos experientes, dos conhecimentos básicos sobre deteção, identificação (visual e dos cantos), mas também tocando aspetos do estudo da sua biologia, ecologia e conservação. Será sempre considerada a vertente de interpretação da paisagem e da sua evolução recente.
Este curso está dirigido a todos os que se queiram iniciar na observação, e identificação, de aves no campo, mas também às pessoas que pretendam conhecer alguma da avifauna do concelho de Almeida (e zona envolvente). Incluirá pequenos módulos teóricos, mas sobretudo está orientado para a vertente mais aplicada à observação e escuta presenciais no campo, ao longo de pequenas caminhadas ou a partir de miradouros.
Fica o convite para vir conhecer este maravilhoso concelho e as suas aves!