A ADEFS

A Associação de Desenvolvimento das Encostas da Fonte Santa (ADEFS) é uma associação  de direito privado, sem fins lucrativos, com objectivos de utilidade pública, fundada em 2008 e que durará por tempo indeterminado.

Com sede em Almeida, rege-se pelas normas das associações sem fins lucrativos que se encontram previstas nos artigos 157 a 184 do Código Civil e tem enquadramento formal nos seus estatutos.

Clique aqui para aceder aos estatutos.

O princípio

Num rincão do interior norte beirão, com uma localização fronteiriça estratégica para Portugal, situa-se o concelho de Almeida  que tem como sede a Histórica Vila de Almeida, uma povoação que se diferencia pelo seu património de matriz histórico/monumental, considerada uma das mais belas jóias da arquitectura militar abaluartada do país.

Almeida é na Terra uma estrela que se vê do Céu

Situada num  planalto da Meseta Ibérica, é rodeada por um território natural/paisagístico tão inóspito quanto belo e profundamente  marcada pela presença do rio Côa como linha natural de fronteira.

Nas encostas do rio Côa que circundam Almeida, situa-se uma charmosa Unidade Termal, a da Fonte Santa, integrada na cadeia das termas de Portugal.

Apesar destes atractivos, vive esta região um preocupante constrangimento sócio-económico dada a situação demográfica e de envelhecimento que a assola.

Reflectindo sobre este quadro de declínio territorial, um grupo de almeidenses, conscientes das graves consequências inerentes a este contexto, iniciou um movimento de cidadania no sentido de criar uma associação que lhe permitisse dar o seu contributo, organizado colectivamente, para a obtenção de um equilíbrio sustentável da região, baseado nos recursos endógenos e na capacidade de mobilização social e económica que estes são capazes de agregar.

Assim emergiu a ADEFS numa lógica participativa e sistémica no âmbito do desenvolvimento territorial.

Missão, Visão e Valores

Missão

Contribuir para a construção de um concelho mais sustentável, desempenhando um papel dinamizador de condições que contribuam para o transformar num território mais empreendedor e competitivo.

Visão

Sermos reconhecidos como uma associação de referência pela qualidade do trabalho que desenvolvemos, pelos serviços inovadores que prestamos, pela dinamização conseguida no campo da cooperação interinstitucional.

Valores

ÉTICA: assumindo, em equipa, compromissos com as causas do desenvolvimento;

INOVAÇÂO: apostando na diferenciação da região pela identificação e valorização dos recursos endógenos;

CULTURA DE PARCERIAS: estimulando o diálogo social com abertura e transparência e estabelecendo protocolos de cooperação com organismos que perseguem objectivos afins.

Para maior esclarecimento clique aqui para aceder aos estatutos.

Órgãos Sociais

Vigência do mandato: 2023-2025

Assembleia Geral

Presidente – José Paulo Esperança

1º Secretário – Túlia Aires Andreia Cordeiro Pinto

2º Secretário – Kelly O’Hara

Conselho Fiscal

Presidente – António Fernando Carvalho da Fonseca

Vogal – António Florentino Correia

Vogal – João Alberto Lourenço

Direcção

Presidente – Maria Manuela Rodrigues de Carvalho Tolda Martins

1º Vice-presidente – Aristides Valente de Sampaio Rodrigues

2º Vice-Presidente – Ricardo Filipe Vieira

Tesoureiro – Tânia Barros Mercachita

Secretário – Rui Pedro Rocha Cunha Monteiro

Vogal – José Eduardo Alvão Serra Leite da Cunha

Vogal –Samuel Pereira Pinto