-

Os Almeidas por Almeida…

Muito se tem falado do interior de Portugal e dos problemas que afectam o seu desenvolvimento.

As causas do estrangulamento  económico, social e cultural deste território estão sistematicamente a ser estudadas e identificadas e a sua apresentação sugere-nos que os concelhos   que abrange são  globalmente afectados pelos mesmos problemas.

Seria importante para  o desenvolvimento do interior que as associações de desenvolvimento local desta região do país interagissem entre si, socorrendo-se de dados retirados  desses estudos e definissem  estratégias partilhadas e de cooperação, mas este tipo de atitude colectiva, para além de não estar ainda nos hábitos das nossas organizações, defronta-se com enormes bloqueios, nomeadamente institucionais, o que não favorece a modernização da região.

Olhando o caminho percorrido pela ADEFS, reconhecer-se-á o esforço desta associação para romper com esse isolamento, firmando parcerias extra concelhias. Graças a um trabalho colaborativo com instituições do sector educativo, temos acumulado conhecimento que agora é necessário traduzir em dinâmicas de valor acrescentado, pelo que temos que estabelecer novas agendas colaborativas.

É neste contexto que surge a ideia do projecto “Almeidas por Almeida”  com base numa premissa comum: a Diáspora Almeida.

Este projecto visa criar um movimento de cidadania em torno da histórica vila de Almeida, com a constituição da Diáspora Almeida.

Ajude-nos a construí-la .

Conhece pessoas de nome Almeida ou que tiveram um contributo para com Almeida ou que têm Almeida no coração?

Preencha o formulário em baixo com alguém que queira convidar para este movimento solidário, comunitário e de aproximação ao território de Almeida!

Submitting...