Medidas de Empregabilidade

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

Conscientes da importância para o desenvolvimento de um território da fixação de jovens numa região, a ADEFS, socorrendo-se da Medida “Estágios” do Instituto de Emprego e Formação Profissional possibilitou, no ano 2014, um estágio profissional a uma jovem licenciada em Biologia.

Ao candidatar-se ao IEFP foram objectivos da associação:

  • Dar oportunidade a jovens recém licenciados de se integrarem no mercado de trabalho local, envolvendo-os territorialmente pelo conhecimento sobre as particularidades /potencialidades locais que o estágio proporciona e motivando-os / estimulando-os à criação da sua própria empresa;
  • Usufruir de um colaborador a prestar serviço a tempo inteiro à ADEFS que, a nível de recursos humanos, conta apenas com o “Trabalho de Voluntários” o que é manifestamente insuficiente, nomeadamente no âmbito da pesquisa, de tratamento de dados, de candidaturas, etc.

Em 2021 tomámos a decisão de novamente estabelecermos com o IEFP o acordo implícito à admissão de um estagiário.

PRESERVAÇÃO e VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM RURAL

Através da Medida Contrato Emprego Inserção (CEI) do Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre 20/09/2015 e 20/09/2016 estiveram a trabalhar para a ADEFS duas pessoas do sexo masculino na reconstrução de muros de propriedades rurais.

As propriedades rurais eram, antes, compartimentadas por muros de pedras graníticas soltas que sobressaiam na paisagem dando-lhe um acentuado carácter rude e definindo manchas agrícolas de pequenas parcelas com produtos diversificados.

Hoje, genericamente derrubados, demonstram o abandono das propriedades rurais.

Visando inverter a situação estimulando/apoiando os nossos associados a preservarem e valorizarem as suas propriedades, fizemos o contrato que resultou plenamente.