O elemento natural mais notável de Almeida é o rio Côa e as suas encostas rochosas, que proporcionam abrigo a repteis, aves, mamíferos e muitos outros grupos de fauna.
O RIO CÔA _ O PASSADO
Dos vários traços diferenciadores deste rio o destaque recai no seu papel histórico, indissociável das relações entre o reino de León/ Castilha e o condado Portucalense pela disputa dos territórios fronteiriços e todos os acontecimentos que conduziram à afirmação da nossa nacionalidade
O RIO CÔA _ O PRESENTE
Almeida nem sempre tem estabelecido uma relação pacífica com o seu rio. Para além dos problemas que o afectam em resultado da poluição que o assola, há uma manifesta indiferença geracional que não tem ajudado à sua recuperação.
O RIO CÔA _ O FUTURO
Na ADEFS reconhece-se o Côa como um rio de oportunidades para a região que atravessa.
Pretendendo dar o seu contributo para a valorização deste património natural, temos vindo a realizar levantamentos que nos conduziram à arquitectura de um projecto, o CIRICôa (Centro de Interpretação/ Investigação do rio Côa) que, implementado, será um ponto de partida e de apoio ao diagnóstico dos valores intrínsecos desta região e da adequada estratégia para o seu desenvolvimento.